Comece pelo quarto

Sentir que é preciso mudar... Pessoas desorganizadas (assim como eu) podem utilizar uma válvula de escape útil nessas horas; começar pelo próprio quarto, ou pra aqueles que moram sozinho; arrumar a casa, ou se você é muito organizado; inventar outra ordem pra tudo. Juntar as roupas que não usa mais e doar pra alguém; organizar a mesa do computador, jogar fora os post-its velhos, as canetas sem carga, os comprovantes de mercado, varrer os quatro cantos (ou quantos tiver), tirar os sapatos debaixo da cama, tirar o pó de cima do armário, organizar os livros por ordem alfabética (ou lidos e não lidos, ou cor); lavar os bichinhos de pelúcia ou quem sabe doá-los junto com as roupas, trocar os lençóis sujos por limpos, as fotos do mural por novas, acrescentar pessoas (ou o contrário também, se for preciso). Lavar os tênis, tirar os comprovantes de débito da bolsa e dos bolsos das calças, os papéis de bala, os panfletos de dentista, de convênio, de cursos de informática (aqueles que você recebeu por educação, mas não vai usar). Aproveite também limpe sua caixa de e-mail, estojo de lápis, jogue fora os cremes vencidos, enfim, organize tudo, tudo...

Será que dá certo ou é metáfora? Funciona pra valer ou é só coisa de gente que curte Feng Shui?

E mudar o visual é uma boa ideia? Quem sabe cortar o cabelo ou mudar a cor, mudar a cara, o estilo de roupa, ou seria melhor conhecer novos amigos, trocar de emprego, de casa, de país, quem sabe, quem sabe?...

Afinal a mudança vem de fora pra dentro, ou de dentro pra fora? O que influencia o quê? A gente esvazia pra poder encher ou se enche é de tanto vazio, de coisas sem valor?

O que afinal devemos jogar fora? E jogar fora é excluir, ou só tirar das vistas? O que nos será cobrado adiante, e o que fará parte dos nossos arrependimentos? É certo fugir? Ou têm horas é preciso abandonar tudo pra recomeçar?

Escolhas...

Você sabe o que é o certo a se fazer? Ou outro caminho era o correto? Então onde foi que errou? Tem mesmo as respostas?

Por que eu realmente não sei, não mesmo...
Há mudanças que levam tanto tempo pra acontecer, outras conseguem nos surpreender de tão repentinas.

Que escolha você tomou pra estar aí agora neste momento, por exemplo? Que direção você escolheu? Ou será que a vida decidiu por você? É como diz Saint-Exupery “Você é eternamente responsável por tudo cativas”? Ou a coisa funciona mais como diz Kundera “O primeiro ensaio da vida já é a própria vida, e isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço”?

O que eu sei é que não há uma pessoa sequer nesse mundo que tenha todas as respostas. Sabemos tão pouco dessa vida que o erro é tão comum como respirar, é “fisiológico”, assim como nos alimentamos pra sanar a fome, o erro é o alimento do aprendizado.

Então se eu puder lhe aconselhar de alguma forma. Quando vier aquele súbito desejo de mudar tudo, faça o seguinte, comece pelo quarto!

Comentários

  1. MUITO BOM!!!! Eu sempre começo pelo quarto também...

    E quando vejo já mudei tanta coisa, quando pego minha agenda e arrumo meus compromissos, quando pego as coisas que não uso e arrumo um destino, quando pego as minha lembranças materiais (que me remetem às lembranças mentais) e arrumo-as em seu devido lugar, seja jogando fora ou guardando-as novamente... Enfim, quando termino de arrumar o quarto vejo que arrumei TANTA coisa.

    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perspectiva

De volta